As fases de todo relacionamento

Você sabia que os relacionamentos amorosos podem passar por seis fazem ao longo da vida?

Pois é, se você se imagina ficar velhinha ao lado do boy saiba que esse relacionamento nunca será o mesmo ao longo da vida de vocês.

O Deusas vai mostrar indicadores dessas fases e por que às vezes pessoas não conseguem transcendê-las.

Fase 1 louca paixão

Essa fase costuma ter duração de 1 a 2 anos de idade, é a fase do início do namoro. Aquele relacionamento bebê, cute, onde o casal simplesmente vive fusionados, eles dividem tudo, querem estar juntos o tempo todo, dividem idéias, emoções, conversas, sexo é incrível.

Tudo que eles puderem fazer para estarem juntos eles fazem, porque é como se eles se sentissem um só, estilo filmes românticos.

Acontece uma aceitação incondicional do outro, tudo que o par faz é maravilhoso, é lindo e aceitável.

Impasse: o grande impasse que eles podem enfrentar é a dificuldade de se posicionar quando eles não concordam um com o outro.

Porque surge o medo de magooar, e de perder e normalmente vem seguido de ciúmes e possessividade.

Nessa fase tudoooooo é meio dramático, cada pequeno movimento do par, parece que tudo vai acabar


Fase 2 a conexão

Essa fase que fica entre o 2-5 anos de relacionamento, o casal vai começar a definir a proximidade física, às vezes morando juntos, casando…

Alguns casais fazem isso mais cedo que outros, nessa fase é a construção do lar.

Impasse: Essa é a fase delicada, onde muitos casais não sobrevivem a média de relacionamento é de 4 anos.

E acontece que nessa fase do ” morar junto”que o casal começa a perceber a diferença entre eles, se na fase 1 eles se consideram soulmates, na fase 2 fica evidente alguns aspectos da diferença.

O casal tem que fazer mais acordos, mais negociações e é aí que muitos não lidam com esses impasses dessa fase.

A implicância de cada um tem de identificar o pior da personalidade do outro, tudo que a pessoa faz o par pega no pé, e cada discussão é mais trabalhosa.

É nessa fase onde se tem maior incidência de rompimentos.

Fase 3 fortalecimento da relação

Essa fase começa ali pelo 5-8 anos o casal começa a enfatizar de novo a semelhança mas sem aquela ilusão da fase 1 onde tem mais projeção da fantasia do que da realidade.

Nessa fase o casal tem o papel de apoio fundamental porque como a paixão já passou eles estão construindo a vida deles profissional e individual é a fase que mais apoiam um ao outro.

Nessa fase o individualidade e a sensação de casal ele vive em harmonia, geralmente não tem aquela pegação no pé, porque o tem vidas independentes e o Eu e o Nós coexistem em harmonia.

Impasse: é que o tempo individual é visto como ameaça, às vezes pode haver uma disputa de poder a vida de um está prosperando mais que a outra e pode existir uma pequena competição.

Também pode acontecer que a pessoa já dá vida dela se fechando na identidade do casal.

Fase 4 apoio mútuo

Entre 8-12 anos o casal se sente plenamente seguro da relação já começam a colher frutos pessoal e confiança e enxergam a diferença como as coisas complementares.

Impasse: A questão é que pode acontecer do outro achar que o par está garantido e não mais investir na relação e até mesmo no par.

Então vem a negligência e a separação pode acontecer nessa fase pois eles ficam tão distante que se se desconectando completamente.

Fase 5 casal ajustado

Por volta dos 12-20 anos de relacionamento acontece as adaptações e mudanças vitais, pois o casal já está envelhecendo, superou muitas das fantasias que tinham a respeito de relacionamentos, existe uma aceitação verdadeira e genuína, companheirismo profundo.

Impasse: é que pode haver uma demostração menor da influência positiva que um tem na vida do outro, uma sensação de que nada está mudando claramente.

E às vezes de não compartilhar as vitórias por achar que é muito óbvio, todos nós gostamos de novidades para poder criar aquele engajamento na vida a dois.

Fase 6 renovação do relacionamento

Fase do +20 anos de relacionamento, é a fase que o romantismo volta com muita força, o casal sabe que tem uma realidade de uma vida inteira juntos é uma fase muito bonita de ver, em que eles já viveram muitas coisas, construíram memórias já se entendem só no olhar.

Impasse: podem surgir através do envelhecimento problemas de saúde, a realidade mais próxima a esses casais é a morte.

Olha quanta coisa, quantas etapas podem ter em um relacionamento, nem todas as etapas podem ser lineares, acontecerem de uma regra, às vezes elas se sobrepõe, e você não vai ter a clareza de qual etapa você está.

Mas normalmente o relacionamento atravessa essas etapas é só você observar para ver que fase estão, e isso pode vir a ser produtivo para você tirar o melhor proveito e se desenvolver em cada fase.

Siga Deusas na redes
Deusas do seculo21

Comentários

comentários

Isabela Castro

Isabela Castro

Terapeuta corporal e massoterapeuta e tenho por objetivo aplicar princípios, métodos e técnicas de terapias naturais com a finalidade de manter, equilibrar ou restabelecer a saúde, a harmonia e a qualidade de vida através do corpo. Desenvolvendo trabalho com mulheres através da massoterapia, com foco no auto conhecimento da essência feminina.

Leave a Reply