Assuma a responsabilidade e mude

Assuma a responsabilidade e mude

11/02/2018 Off Por Isabela Castro

Os velhos hábitos são auto sabotantes, nós queremos sempre viver emoções novas porém estamos fazendo sempre as mesmas coisas, nós somos uma coleção de hábitos scripts mentais. Nossa cabeça cria uma espécie de arquivo com roteiros que já demonstraram funcionar em certas circunstâncias mas o problema é quando essas velhos hábitos e essas novas manias começam a nos prejudicar,pois são auto sabotadores por que em via de regra a gente acha que estamos sempre melhorando mas na verdade estamos estagnados fazendo sempre a coisa errada consciente e acabamos por nos tornar especialista em faze-las.

Como entender o hábito?

Nós seres humanos somos de uma certa forma seres de costumes. O costume nos dá mais segurança por sentirmos em um terreno conhecido. Ele é a repetição de um ato que se torna regra. E é isso que significa um hábito, interiorizar uma ação de forma natural até o ponto de tornar-se uma atitude espontânea

Essa interiorização estabelece grande esforço porque implica uma mudança de comportamento que depois que você automatizar , e apesar de serem geralmente aprendeu comportamentos (embora há uma predisposição inata para com eles, ou eles são adquiridos por imitação de outras pessoas no ambiente) depois de instalado, eles aparecem no assunto em uma parte natural da maneira e forma de sua personalidade.

Hábitos podem ser bom e neste caso surgem como virtudes outros hábitos são considerados socialmente ruim, há hábitos individuais,outros sociais, a sociedade tenta impor aos seus membros para melhor convivência: cumprimentar o hábito, o hábito de pontualidade ou as normas sociais e legais de respeito ou regras.

Não se auto sabote

é impressionante como o processo de auto sabotagem é inconsciente. Você não pode se auto sabotar, mesmo que você esteja trabalhando em grupo seja no seu trabalho, na sua casa, no seu relacionamento o protagonismo da sua vida é seu, a responsabilidade de fazer as coisas para si, de desenvolver é seu.

Se você começa a se entregar, se você começa a desistir, vai chegar um tempo que nao terá mais condições de vence, porque você já se habitou a com a desistência, acostumou a deixar pra lá na mão do destino e com isso você vai abrindo mão de pessoas legais, de condições de oportunidades somente por que você não estava atento ao que te acontecia, por que estava se sabotando com milhões de desculpas.

Sem duvida nossos piores inimigos são nosso pensamentos, quando você acredita que está modelada para ficar em um determinando padrão se você quiser sair, você não pode por que acredita que tem que ser assim. por que Deus quer, ou o destino, ou milhares de coisas que você acreditar te diz que tem que ser você já está se sabotando, pois você nem permitiu que essa ideia florescesse.

Há sempre uma voz dentro da gente que diz:”é melhor não”! é melhor não tentar nada novo, melhor continuar seguindo em frente, na minha zona de conforto fazendo o que eu estou fazendo por que eu sei como é. Porém a única certeza que temos nessa vida é a mudança é que devemos estar pelo menos aberta a elas todos os dias. Nos preparar naquilo que podemos fazer por nós mesmos, naquilo que está no nosso controle.

Comece a mudança com você

“Quer mudar o mundo? comece lavando a sua louça”

Você tem a possibilidade de mudar, você tem a possibilidade de fazer diferente, você tem a possibilidade de crescer, você não precisa querer uma mudança radical, como uma passe de mágica porque a vida não te dá o efeito Disney. Você só precisa estar disposto a fazer todos os dias especiais, todos os dias possibilidades, de fazer pequenas e continuas mudanças,costumes que se tornarão hábitos.

Você quer entrar em forma? ao invés de você cortar de vez o açúcar, foca na sua próxima alimentação.Quer ficar menos tempo nas redes sociais? ao invés de excluir sua conta, comece a fazer mais coisas ao ar livre. Quer resgatar um amor? ao invés de fazer promessas que você sabe que não vai cumprir, dedique-se todos os dias um pouco,

Nenhuma mudança feita de maneira radical, funciona,você precisa estar disposta a participar do processo, é o processo que faz toda diferença,é a capacidade de ter foco que faz com que você realize a mudança.

Pare de achar que quem precisa mudar é o mundo,para pra pensar nas coisas que estão no seu controle, mesmo que você saiba que existem coisas que vão além da sua capacidade, mas há uma coisa que você pode controlar é o seu COMPORTAMENTO, portanto mude as coisas devagar, adicione um comportamento e trabalhe todos os dias para que ele se torne um habito.

Não arrume culpados,por favor! Deixe as pessoas com a vida delas.assuma a rédea pela sua vida, cada ano que passa é um investimento, é um investimento do seu tempo que não volta mais, então invista o seu tempo se valorizando,mudando aquilo que é necessário para que você tenha a vida que você deseja ter.

Dicas de como mudar o hábito ou ter hábito saudáveis

Nem é preciso dizer que mudar, substituir, criar ou eliminar certos hábitos pode ser bastante difícil porém não é impossível e você provavelmente também sabe quais são os grandes benefícios por trás dessa atitude.

Seja objetiva

se você quer mudar um hábito,primeiramente você tem que saber o porque, no que esse comportamento vem te prejudicando, escreva no papel as razões pelo qual você está disposta a trabalhar para mudar esse comportamento. Mas veja bem objetividade, porque não adianta você querer mudar pelos outros ou por uma razão intríseca. pergunte a si mesma se ainda sente o impulso de praticar aquele velho hábito. Escrever, ainda que sejam coisas meio sem sentido, é fundamental, uma vez que nos força a tomar uma consciência momentânea do que pensamos e sentimos. Quer dizer, nos obriga a ter atenção e reflexão

Conheça o gatilho

Os comportamentos, tem 3 componentes o gatilho,ação e a recompensa. O gatilho vem ser tudo aquilo que te motiva, que te leva a ter o determinado comportamento, seja um cheiro, uma pessoa,um som etc.. qualquer coisa que inicia aquele modo mental, a ação é o que você realiza repetida vezes,que produz, que cristaliza o hábito. e a recompensa é o porque que você faz, o que você “ganha” com a ação.

Por exemplo uma pessoa que come bastante, o gatilho dela é a ansiedade, logo ela parte para a ação de comer uma certa quantidade de alimentos, ou até mesmo um determinado tipo de alimento que faz com que a recompensa dela seja um alívio momentâneo da ansiedade.

Portanto tente encontrar qual é o seu gatilho o que leva a você ter determinado comportamento se você entender a natureza desse triangulo de habito você pode criar uma modalidade de hábito melhor,assim você pode substituir esse hábito negativo por outro mais positivo para dedicar seu foco.

Substitua um hábito por outro

Ao invés de você eliminar aquele hábito prejudicial, substitua por algo que se benéfico e tenha clareza do que você quer com essa substituição, Por exemplo se você quer parar de comer doces, ao invés de eliminar esse hábito radicalmente você opta por uma versão de receita mais benéfica. simples não é?.

Mantenha o foco

Como eu já escrevi, isso não vai ser fácil e nem vai acontecer em 3 dias.infelizmente você terá de se dedicar ao máximo todos os dias é certo que você vai errar uma vez ou outra. Fique tranquilo basta voltar novamente a sua rotina sem estresse saiba que quanto mais energia você tiver que gastar para esse comportamento, portanto você terá sempre um controle de seus hábitos, por que haverá recaídas, mas não se culpe. por que cada dia será um novo dia para você determinar aquilo que você quer e aquilo que não quer para sua vida.

 

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