Benefícios da massagem para os sintomas da menopausa

Compreender a diferença entre os afrontamentos e suores noturnos são um dos agridoce encargos cada mulher tem na vida, mas a camaradagem não torná-lo mais fácil.

Especialistas dizem que estamos no meio de um “gigante meno-boom”, hoje, com mais de 40 milhões de mulheres .na agonia desse rito de passagem da meia-idade que conhecemos como a menopausa. A boa notícia é que existem muitas maneiras naturais para fazer a transição um pouco mais fácil para todos nós.

A necessidade de conforto e alívio para estas mulheres segue-os desde os primeiros estádios da perimenopausa até a transição final.

Ao se iniciar o século 21, um número sem precedentes de mulheres está se aproximando de um marco biológico. Em termos globais, mais de 470 milhões de mulheres estão beirando os 50 anos. Em 30 anos a estatística irá pular para a cifra assustadora de 1.2 bilhões de mulheres nessa faixa etária.

Conforme a população envelhece e cada vez mais mulheres entram na menopausa, um extraordinário rito de passagem está acontecendo.

Infelizmente, somos uma cultura orientada para aquilo (aquele) que é “jovem”, onde o adulto maduro é raramente considerado e ouvido, e se faz necessário um sistema forte de suporte à mulher na menopausa.

Mas uma revolução está começando: as mulheres que entram na menopausa, popularmente conhecida como “a mudança”, estão procurando soluções saudáveis e não invasivas para o desconforto e as mudanças físicas nesta fase de suas vidas. As técnicas complementares das terapias alternativas também tem sido procuradas pelas mulheres nessa fase.

Menopausa não é certamente uma passagem fácil para as mulheres ou seus parceiros. Estes flashes infame quente são o sintoma mais reconhecíveis, mas os efeitos da menopausa incluem uma série de outros problemas: a pele seca, suores nocturnos, falta de memória, incontinência urinária, insônia, ansiedade, alterações de humor, dores / enxaquecas, perda óssea, menstrual irregular ciclos, escura vaginal, relações sexuais dolorosas e depressão.

Para as mulheres no meio da mudança, a menopausa é uma lista da lavanderia assustadora dos sintomas que apenas parece produzir maiores desafios a cada dia.

Terapeutas “Massagem e bodyworkers, cujo objetivo é tocar, cuidar e curar, está em uma posição perfeita para preencher essa necessidade.”

Se você procurar a ajuda de seu massoterapeuta, existem numerosas terapias que podem diminuir o pior dos sintomas e melhorar a sua capacidade de lidar com os desafios que ainda se está a enfrentar.

Para compreender como a massagem terapêutica pode ajudar as mulheres que se aproximam da menopausa, é importante conhecer as diferenças entre os 3 estágios principais que a caracterizam:

Pré-menopausa (perimenopausa) – normalmente inicia-se em torno dos 40 anos, embora possa começar ao redor dos 35 anos para algumas mulheres. As que se encontram nessa fase experimentam menstruações irregulares, suores noturnos e ondas de calor. Dores de cabeça, insônia e dificuldade em concentrar-se também são percebidos. Estes são sinais de que a transição para a menopausa está começando.

Menopausa – Os sintomas acima além de aumentarem, antecedem novos sintomas nessa fase: secura vaginal, articulações doloridas, irritabilidade, cansaço sem motivo aparente.

A esta passagem de anos reprodutivos para anos não reprodutivos chamamos de climatério.
A idade média para uma mulher parar de menstruar é de 51 anos.

Pós-Menopausa- Quando uma mulher não menstrua por um período de no mínimo 12 meses, ela é considerada como estando no período pós-menopausa. Neste momento sua energia costuma retornar e ela volta a se sentir disposta novamente.

Mas para cada mulher a transição é única. Algumas passam pelas três fases tranqüilamente; outras lutam com a transição do começo ao fim.

Benefícios da massagem terapêutica

A massagem terapêutica pode diminuir os sintomas da menopausa ao permitir tempo e espaço para o relaxamento, que automaticamente reduz a ansiedade, irritabilidade e fatiga.

Aumenta o fluxo da circulação sangüínea e da linfa (que leva nossas toxinas para fora do corpo); ao aumentar este fluxo, alivia as dores articulares. Alivia também o desconforto das dores de cabeça, enxaquecas e cãibras nas pernas. A massagem dá enfoque especial nas tensões dos ombros e nuca.

A massagem terapêutica encoraja uma imagem positiva do corpo, além de permitir à mulher reconectar-se com seu corpo, respeitando e aceitando suas mudanças e ciclos como parte sagrada de sua vida.

A mulher descobre que com o trabalho corporal e apoio verbal da terapeuta, ela não tem do que se envergonhar e ela terá um senso de bem estar e equilíbrio que talvez em outras fases de sua vida não tenha tido a oportunidade de perceber pois estava preocupada com “o outro”, o mundo exterior (família, amigos, trabalho).

Esta fase pode ser um momento de ouro para a mulher que entendê-la como parte da vida e como mais um instrumento de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Basta uma permissão interna de vivenciar mais esse momento feminino através de um toque terapêutico de qualidade e voltado para a mulher.

Algumas terapias que podem beneficiar

Terapias com ervas medicinais chinesas e produtos à base de soja (isoflavona) estão se tornando alternativas populares à tradicional e controvertida reposição hormonal e muitas mulheres têm procurado também as mãos carinhosas dos profissionais de massagem terapêutica.

Massagem, com especial atenção para o abdômen e região lombar.

As técnicas de relaxamento, incluindo yoga, para aliviar o stress.

Aromaterapia massagem e tratamentos com Clary Sage.

Banhos de algas, envoltórios do corpo para a pele seca e sensível.

Acupressure para reequilibrar os sistemas hormonais, bem como shiatsu e drenagem linfática.

Banhos de algas Hidroterapia para desintoxicar e reequilibrar o corpo.

Reflexologia como uma alternativa natural aos hormônios sintéticos.

Além do conforto físico e emocional, uma mulher que atravessa a vida de mudança de forças da menopausa pode encontrar a tranquilidade necessária oft de sua força, beleza e feminilidade em massagens e tratamentos de spa.

Ela oferece um tempo de consolação e de pensamento interior, bem como a oportunidade de assistir apenas ao seu corpo e espírito. Não subestime a necessidade básica para o conforto e apoio que pode ser tão importante em um corpo de hormônio devastada.

Não só para mulheres na menopausa, como também para mulheres na TPM, as massagens terapêuticas atuam como coadjuvantes na minimização dos desconfortos causados pelas alterações hormonais. Por combinar técnicas não invasivas, a massagem terapêutica eleva o conforto físico, diminui dores localizadas, melhora a circulação linfática e sanguínea, otimiza a articulação, alivia tensões na nuca e nos ombros,  diminui enxaquecas e câimbras nas pernas.

Siga Deusas na redes
Deusas do seculo21

Comentários

comentários

Isabela Castro

Isabela Castro

Terapeuta corporal e massoterapeuta e tenho por objetivo aplicar princípios, métodos e técnicas de terapias naturais com a finalidade de manter, equilibrar ou restabelecer a saúde, a harmonia e a qualidade de vida através do corpo. Desenvolvendo trabalho com mulheres através da massoterapia, com foco no auto conhecimento da essência feminina.

Leave a Reply