A falta de desejo sexual

A falta de desejo sexual

28/02/2018 Off Por Isabela Castro

O que é a libido?

Em termos bem técnicos a libido, é a energia criada pelos instintos sexuais e de sobrevivência, de acordo com Freud a libido faz parte do ID, é a força motriz de todo o comportamento, a maneira como a libido é expressa depende do estágio de desenvolvimento, em que a pessoa.

Homens e mulheres têm uma a diferença enorme quando conversamos sobre a libido e orgasmo, a testosterona que está em mais quantidade nos homens do que nas mulheres é esse hormônio é o grande responsável por essas motivações sexuais e também por facilidade de orgasmos.

O orgasmo masculino necessita da fricção do pênis em algum lugar tem que haver penetração, a mulher já funciona um pouco diferente ela necessita de estimulações nas zonas erógenas que variam de mulher para mulher, a principais zonas erógenas são os mamilos, clitóris, nuca…

A baixa libido ou a perda

Um período de baixa libido acontece com todos em alguma fase da nossa vida, nós temos dois grupos de resposta sexual uma é a aparente ou não aparente, a disfunção ou inapetência sexual pode ser psicológica que pode ser tratada com terapias sexuais alternativas ou clínica.

A falta de líbido muitas das vezes não prejudica o prazer o que acontece é que não vai ter aquela iniciativa, aquela vontade de procurar o parceiro (a).

A sua vontade de fazer sexo com o passar do tempo vai se modificando naturalmente, devido nós descobrirmos outras fontes de prazer e o sexo vir ser equilibrado com essas fontes.

Além disso homens e mulheres presenciam a libido em situações diferentes o homem é mais no visual, visto que a indústria pornográfica investe em mulheres e homens excitantes e cenas bem explícita, como você vestir uma lingerie sensual por exemplo, por que os homens se excitam com aquilo que vêem a libido está aí no “material”.

Em contrapartida nós mulheres ficamos com a imaginação, o que nos excitam parte da audição, daquilo que a gente ouve, ou da atitudes, por isso filmes mais românticos ou eróticos, contos eróticos bem elaborados fazem parte do nosso imaginário, faz parte da nossa fantasia, não que a gente não se excite com um homem alto e com porte másculo, mas é que além disso precisamos que ele tem algo mais, enquanto os homens não precisam ouvir historinhas, ou criar cenas para ter a libido sexual estimulada.

O que causa a falta de líbido?

O desejo sexual da mulher é baseado em uma interação complexa entre diversos fatores onde se inclui o bem-estar físico e emocional, a intimidade com o parceiro, as experiencias sexuais positivas e/ou negativas e mesmo as crenças religiosas.

A falta de desejo pode ser temporária e, dessa forma, mais do que normal temos que levar em conta de que todos nós temos, ciclos e questões pessoais, porém pode ser uma condição mais duradoura e, nesse caso, significar algum problema físico, emocional ou hormonal.

Selecionamos algumas situações onde a perda da libido pode vir acontecer.

Causas psicológicas

Auto imagem negativa, depressão, tabus errôneos sobre sexualidade, rotina (na cama e fora dela), estresse, ausência de fantasias sexuais ou menos frequentes, estilo de vida abusivo, experiências negativas, problemas mentais, falta de intimidade com o parceiro, desentendimentos com parceiro e não reagir aos estímulos sexuais, falta de diálogo, traição.

Causas físicas

Dor durante o sexo, falta de lubrificação vaginal, anorgasmia, problemas de saúde, uso de medicamentos, estilo de vida abusivos como abuso de drogas ou álcool, fadiga,cirurgias de qualquer tipo, excesso de peso.

Causas hormonais

Menopausa, aleitamento materno.

Basicamente, estes são as possíveis causas de uma libido baixa nas mulheres.

Se você se identificou com algumas delas, e quer saber como mudar esse cenário, veja também como aumentar a libido sexual se for algo que esteja ao seu alcance de resolução senão você pode buscar um aconselhamento terapêutico ou ginecológico.

Siga Deusas na redes
Deusas do seculo21

Comentários

comentários