Os tipos de massagens que aliviam o estresse

14/02/2018 Off Por Isabela Castro

A terapia por massagem

A  terapia por massagem deixou de ser artigo de luxo e passou a ser uma excelente forma de restaurar  corpo e mente.

Nada mais é que uma troca de energias que é feita através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema,linfático,circulatório, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente,melhorando a circulação do sangue, beneficiar a qualidade respiratória,aliviar as tensões, beneficiar a qualidade respiratória,aliviar as tensões, diminuir a ansiedade e irritação e, conseqüentemente combatendo a fadiga física e mental.

Os benefícios da massagem podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando a pessoa cria o hábito de continuar a receber uma massagem como tratamento terapêutico pelo menos 1 vez por semana, é possível evidenciar muito mais os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.

O blog listou alguns diferentes tratamentos de massagem:

Kalari

A massagem é uma arte que se tornou popular em todo o mundo. Massagem Kalari combina o corpo, mente e espírito. Kalari mestres tomar um cuidado especial com os nervos e músculos como eles têm uma boa ideia sobre o seu trabalho. Massajar sincroniza todo o sistema biológico do corpo. Ela aumenta a circulação dos fluidos corporais.

Massagem Kalari mantém o corpo saudável com flexibilidade, agilidade e flexibilidade. Massagem Kalari pode ajudar a aliviar dores diversas, como dor nas costas, rigidez, luxações e lesões.

A massagem é agora um item popular no roteiro turístico, pois ajuda a circulação sanguínea, relaxamento do corpo, renascimento celular etc. Muitos dos problemas de velhice e uso e desgaste das articulações e músculos podem ser corrigidos através de massagens por um mestre kalari treinados e experientes.

Temporada Ideal

Segundo a tradição, há três meses ideais para Sukha Chikitsa como um corpo é muito receptivo a esse período de tempo.

Karkidakam (julho-agosto)

Tulam (outubro-novembro)

Kumbham (fevereiro a março)

Tratamentos Kalari são ideais para a artrite, doença reumática, dor nas costas, problemas de disco, espondilose, lombalgia, ciática, dores musculares e problemas orto como rachaduras nos ossos, fraturas, luxação, entorse, etc Certifique-se sempre de que você sob tratamentos levar de especialista Gurukkal.

Benefícios da massagem Kalari:

Melhora a circulação de fluidos corporais.

Permite que a energia flua livremente e mantém o corpo saudável.

Ajuda a relaxar por liberar o estresse emocional.

Equilibra o dhatu sapta (sete tecidos do corpo humano; plasma, sangue, músculos, gordura, osso, de medula óssea e sêmen). Estimula nadi-sutra (Ayurvedic acu-pressão). Estimula marmas.

A massagem pode melhorar o mecanismo de autodefesa do corpo, aumentar a imunidade das mudanças ambientais e dar autoconfiança e força de vontade. Então, massageando pode ser usado apenas para rejuvenescer o corpo e a mente.

Quick massage

Próprio nome já nos dá uma noção do que é esta terapia. “Quick” significa Rápido e “Massage” significa Massagem. Portanto, podemos concluir que a Quick massage é uma massagem rápida.

Esta massagem é realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais Anmá e Shiatsu e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos, mesmo porque, a duração de cada sessão é de aproximadamente 15 minutos.

Este é um tempo suficiente para que possamos sentir os benefícios em nosso corpo.  massagem é feita com o cliente sentado em uma cadeira que é ergonomicamente projetada para esta finalidade.

Os benefícios

Por ser uma massagem rápida, ela é muito procurada por pessoas que não tem a disponibilidade para receber uma massagem completa.
Podemos destacar:

Alívio das tensões do dia a dia
Relaxamento muscular
Combate o estresse
Resultados imediatos

Partes do corpo massageadas

Devido o cliente estar sentado, a massagem é realizada na cabeça, pescoço, ombros, braços e mãos.

Contra indicações

Como nem tudo nesta vida são mil maravilhas, segundo a massoterapeuta Mônica Bizarrias, há alguns cuidados que devemos tomar antes de uma sessão de Quick Massage.
Atenção:

É recomendado não receber esta massagem em casos de pressão alta ou baixa, ter feito uma refeição a menos de 40 minutos, febre, ferimentos graves, cirurgia recente (3 meses)

Lomi-Lomi

A massagem havaiana, conhecida também como Lomi-Lomi, faz parte de uma medicina tradicional havaiana que vê o organismo como um centro voltado para a energia vital, e que também precisa de harmonia e equilíbrio. A massagem havaiana é realizada tanto com os pés como com as mãos, estimulando assim a energia vital e atua tanto nos corpos físicos como também para o espírito.

Em havaiano, Lomi Lomi significa “esfregar”, “amassar”, “massagear”

Benefícios da LomiLomi

Podemos citar como principais benefícios da massagem havaiana:

Combate o estresse
Relaxa a musculatura
Alívio de dores
Combate à depressão
Reequilíbrio do sistema digestivo
Melhora o sistema respiratório
Renova as energias

De acordo com uma série de mitos contados na Polinésia, os havaianos teriam aprendido a massagem observando todos os movimentos existentes das ondas do mar. E assim a massagem é realizada através de movimentos progressivos, procurando alternar tanto os fortes com os suaves. Além disso, acreditam os havaianos que, imitando os movimentos das ondas é possível se ter um equilíbrio e ainda uma harmonia no organismo.

Destoxi Drenante

Tem como objetivo desintoxicar e drenar o organismo, reduzindo inchaços e equilibrando as funções metabólicas. Os efeitos também incluem redução da flacidez e relaxamento muscular. “O procedimento combina técnicas da massagem drenante manual com a massagem terapêutica oriental e manobras da massagem relaxante”, Os ativos utilizados no creme são derivados da biotecnologia marinha, que potencializam a ação drenante”, completa.

Massagem Destoxi Drenante reduz o inchaço.

Do-In Massagem

japonesa que utiliza os meridianos para equilíbrio energético do corpo. Usa os pontos de acupuntura para prevenir e tratar enfermidades. Ela restaura e desbloqueia o fluxo de Ki, a energia segundo a medicina chinesa. É muito usada para fazer auto massagem.

Bowen massagem

feita com muita sensibilidade e suavidade para estimular a divisão nervosa parassimpática. É um tipo de massagem relaxante. Foi desenvolvida por Tom Bowen, na Austrália. Esta massagem estimula o sistema de auto-cura inata no paciente.

Acupressura Massagem

feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas. Com leves apertos, ou pressões circulares ela pode aliviar dores ou melhorar o funcionamento dos órgãos internos do corpo.

Reflexologia

Pressões no pé ou na mão para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente. A sola do pé engloba todos os órgãos do corpo. Por meio de pressões, é possível estimular os órgãos e relaxar o corpo.

Bambuterapia

foi criada na França pelo terapeuta Gil Amsallem, é uma poderosa ferramenta no processo de emagrecimento, redução de gorduras localizas e serve também para ajudar a modelar o corpo das brasileiras, além de combater o estresse também, muito comum em nossa sociedade.

A técnica de bambuterapia é feita com pequenas hastes de bambus de diferentes tamanhos e seu grande diferencial é a intensidade na eliminação das gorduras corporais, muitas vezes sendo mais eficaz que a drenagem linfática. A técnica é usada como terapia auxiliar para diversos tratamentos, levando em conta seus inúmeros benefícios trazidos pela prática.

Os tamanhos dos bambus usados na bambuterapia variam para cada parte do corpo, e é indicado para tratamento de gordura localizada, flacidez, celulite, limpeza cutânea, renovação celular entre outros.

A massagem além de ter efeito relaxante, reduz a tensão e o estresse liberando mais energia ao corpo, deixando a pele mais flexível, ajudando assim na redução de gorduras localizadas e outros benefícios.

A bambuterapia é uma excelente ferramenta nos seguintes casos:

Redução de celulite
Combate a gordura localizada
Combate a flacidez
Redução de medidas

A Bambuterapia possui as mesmas contra indicações de uma drenagem linfática, ou seja, deve-se evitar receber este tipo de massagem, pessoas com problemas de:
Trombose Diabetes Câncer

Massagem a 4 Mãos

Prazer a dobrar, esta massagem é efetuada por duas massagistas em simultâneo, que sincronizam todos os movimentos para permitir o alívio das tensões, uma excelente circulação das energias, a estimulação dos sentidos e, claro, o relaxamento total. Utilize óleos de massagem para uma experiência mais completa com aromas e textura brilhante.

A massagem tailandesa, ou thai massage

Como também é conhecida, existe há mais de 2500 anos e é considerada como uma forma única de terapia que consegue trabalhar em conjunto tanto o corpo, como também a mente, sendo que através dela, é possível que seja incorporada práticas como a da Yoga, assim como também a acupressão, que é utilizada para que seja aumentada a flexibilidades dos músculos e também das articulações.

A massagem tailandesa possui diversos benefícios e tem como finalidade manipular o corpo que acaba por compreender o alongamento que é realizado nas articulações, assim como também as pressões que são realizadas em pontos estratégicos, que são chamados de linhas energéticas.

Para aqueles que, de repente, estão preocupados sobre este alongamento, não precisam, pois ele é feito de uma maneira completamente suave, assim como também é observado todos os limites do cliente, por exemplo, para que este possa ser ampliado de maneira gradativa, mas sem que haja dores.

A massagem tailandesa é feita apenas com os polegares, palmas das mãos, e também os cotovelos e joelhos podem ser utilizados para que os movimentos sejam feitos de maneira adequada, para que assim se obtenha o resultado esperado.

Geralmente realizada no chão, durante toda a massagem, tanto o cliente quanto o terapeuta permanecem vestidos. Devido os alongamentos, é recomendado que ambos estejam com roupas confortáveis para deixar os movimentos mais livres.

Os relatos de quem já fez este tipo de massagem, é que se trata da possibilidade de fazer yoga, no entanto de uma forma passiva, sendo que também é possível liberar os bloqueios de energia vital, algo que é considerado como muito adequado.

Como já tido anteriormente, para a maioria das pessoas, é considerado como uma experiência inesquecível, e para quebrar o tabu, esta massagem se trata sim de uma massagem terapêutica sem qualquer outro tipo de conotação.

Modeladora

Aquelas que querem eliminar os pneuzinhos e redefinir as curvas podem apostar na massagem.

Na técnica modeladora, não há relaxamento: os movimentos são rápidos e intensos, com amassamento e deslizamento das mãos sobre a pele com a ajuda de cremes para desmanchar a gordura, redistribui-la e acabar com a aparência de casca de laranja ocasionada pela celulite.

além das gorduras, o tratamento também ajuda a eliminar as toxinas das células por meio da urina e do suor.

Para melhores resultados, a importância de investir em pelo menos 10 sessões. Além disso, usar um creme com propriedades específicas para eliminar celulite, flacidez ou reduzir medidas garante melhores efeitos.

Nas primeiras sessões, é possível sentir dor e desconforto, que tendem a sumir conforme o corpo se acostuma com o estímulo. Devido à intensidade dos movimentos, quem possui inflamações e varizes deve evitar o tratamento.

mulheres grávidas ou com doenças graves, como câncer, também não devem fazer massagens desse tipo.

Tui-ná

Tui Na é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong.

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

Massagem Tibetana da Cura – Kum Nye –

Tem uma longa tradição na cultura Tibetana e teve origem nos mosteiros deste país. Na tradição da Meditação Vajrayana, todas as práticas requerem muita energia do corpo, a Massagem Tibetana da Cura Kum Nye equilibra a energia do nosso corpo.

A Massagem Tibetana da Cura – Kum Nye é baseada nos princípios da Medicina Tibetana e do Budismo Tantrayana. O Tantra incorpora os ensinamentos do corpo subtil e da mente subtil. O corpo subtil tem 3 componentes: energia ou vento (lung), canais (tsa) e essências (tigle). Assim a Massagem Tibetana da Cura – Kum Nye além de trabalhar a o nível do corpo grosseiro, vai também trabalhar a um nível subtil. Isto permite a libertação de bloqueios físicos e emocionais, o alívio do stress e o relaxamento de uma forma única e especial.

Benefícios da Massagem Kum Nye

Esta massagem traz um benefício especialmente para aqueles que praticam meditação, para aqueles que trabalham muito e de forma intensa e também para todos aqueles que praticam qualquer forma de exercício físico. É importante fazer notar que as massagens são uma parte importante de muitas práticas meditativas.

No nosso dia-a-dia facilmente nos limitamos, concentrando a nossa atenção num só objectivo de forma excessiva, criando tensões e bloqueios em certas zonas do nosso corpo. A tensão muscular é tão elevada e como em geral, não descansamos o suficiente ou sofremos de alterações do sono, acabamos por ter um corpo e uma mente agitados. O resultado é um estado de desiquilibrio físico ou mental da energia do nosso corpo.

A Massagem Tibetana da Cura – Kum Nye restaura a nossa energia e dá-nos força. Faz com que a nossa energia flua livremente, equilibrando assim todo o nosso sistema energético. Desta forma, poderemos lidar com o nosso dia-a-dia mais facilmente e descansaremos também com mais facilidade.

Ao trabalhar o corpo de forma integral, vai-se vivenciar um relaxamento profundo que vai permitir uma libertação gradual de bloqueios: desde os mais grosseiros aos mais subtis.

Shiatsu

É uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “atsu” pressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos e mãos para realizar a técnica.

Assim como outras técnicas de massagens que tratamos aqui no blog, o Shiatsu se origina da medicina oriental.

Na Medicina Oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outros fatores.

Esta energia é chamada de “Ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês e “Prana” em indiano.

O Shiatsu é capaz de promover grandes benefícios para o nosso corpo dos quais podemos destacar:

Alívio do estresse e tensões
Alívio de dores de cabeça,
Alivia dores musculares,
Ativa a circulação sanguínea,
Ativa a circulação dos vasos linfáticos,
Promove a sensação de bem estar
Previne doenças

Sendo contra indicado para:

Mulheres até o 3º mês de gestação
Casos de osteoporose
Casos de câncer
Em cima de fraturas
Em cima de edemas
Em cima varizes
Pessoas com processos inflamatórios agudos internos e externos.

Massagem Holística

A massagem holística, como o próprio nome diz (holística quer dizer todo) trata o cliente como um todo, ou seja, todos os seus aspectos, emocionais e físicos.

Massagem nos Trigger Points (ou Pontos de Gatilho)

Você já deve ter reparado que certas dores no corpo ao fim do dia parecem vir de pontos específicos e se alastrarem por outras regiões.

Para a massagem, esses são os Trigger Points, pontos tensos, sensíveis e doloridos, que causam problemas como enxaquecas, torcicolo, lombalgia ou tendinite

Espondiloterapia

A Espondiloterapia não é propriamente uma massagem e sim uma nova maneira de abordar os problemas onde se faz necessário o uso da Massagem Terapêutica. Nela, vários conceitos são inovadores como, por exemplo: por trás de um problema de coluna vertebral, com exceção dos traumas, existe uma má postura. No conceito da Espondiloterapia, a má postura faz com que aumentemos ou diminuamos uma curvatura natural da coluna vertebral. Que curvaturas são estas? Lordose, Cifose e Escoliose.

Na ótica da Espondiloterapia, todos as pessoas possuem estas curvaturas, algumas posturais, outras estruturais, mas estas curvaturas só passarão a ser causa de dor quando alteradas, para mais ou para menos. Sendo assim, a primeira preocupação do Espondiloterapeuta será a de determinar onde ocorreu esta mudança ou, em outras palavras, onde está a má postura. A pesquisa para encontrar a má postura pode levar o terapeuta a investigar vários campos como trabalho, lazer e o próprio descanso. Somente após determinar com precisão onde está a má postura e dar a devida orientação corretiva é que o Espondiloterapeuta optará pelo estilo de manobras de massagem que utilizará.

A Espondiloterapia também faz uso da “Avaliação Morfológica”, que é extremamente eficaz em determinar onde estão e para que lado se irradiam as dores da coluna vertebral. A Avaliação Morfológica é tão eficiente que pode prever onde a coluna vertebral pode vir a apresentar problemas. Entre os massagistas terapêuticos existe a conscientização que o sucesso de um tratamento depende, em pelo menos, 70% da colaboração do cliente. Para conseguirmos isso são indispensáveis duas coisas: conhecimento e argumento. É nestes fundamentos que a Espondiloterapia se torna tão eficiente

Lembre se que a Massagem é um carinho que damos ao nosso corpo,é uma forma que temos de reconhecer os sinais que ele nos dá de quanto é importante ser ouvido.
Através da metafísica da saúde que é uma técnica da leitura corporal o seu corpo irá liberar informações para o terapeuta ler e passar para você o que seu corpo vem guardando  a respeito de mágoas, tristezas, sonhos não concretizados, todas essas questões que estão em nosso inconsciente que nos impedem de caminhar para o futuro e ter uma melhoria em nossa qualidade de vida.

Siga Deusas na redes
Deusas do seculo21

Comentários

comentários